segunda-feira, 29 de março de 2010

Revista «human» de Abril

(clicar na imagem para aumentar)
.
Nas bancas a partir desta terça-feira. É o número 16, de Abril de 2010. Mais informações sobre a edição aqui. Deixo a seguir o meu editorial…
.
A liderança de Fernando Nobre
Já ouvi por diversas vezes profissionais ligados à gestão das pessoas apresentarem como exemplo em Portugal de um gestor de recursos humanos de excelência o líder da AMI – Assistência Médica Internacional, Fernando Nobre. Durante a entrevista que lhe fiz, e que publicamos nesta edição, falei-lhe do assunto e perguntei-lhe se isso o surpreendia. Não me respondeu nem que sim, nem que não, disse-me foi que isso talvez advenha do facto de ter sido desde há mais de 30 anos um mobilizador de vontades e ter de algum modo sido – e aqui frisou que o dizia com humildade – um paradigma de liderança.
Mais do que a gestão de recursos humanos, foi exactamente a questão da liderança que sobressaiu na entrevista. Tanto que ao lê-la não é difícil encontrar exemplos de verdadeiros ensinamentos sobre a matéria de um homem que ao longo de um quarto de século soube construir em Portugal um projecto para o mundo. Antecipo já alguns a seguir:
«A liderança advém da exemplaridade que se dá no exercício das funções, da perseverança, do espírito de sacrifício, do esforço e da motivação e do incentivo que se dá aos colaboradores.»
«Nunca fui alguém que prometeu sem cumprir. Isso para mim é fundamental na liderança, eu costumo dizer, e é sabido, pode-se enganar uma pessoa toda a vida, pode-se enganar mil pessoas um dia, mas mil pessoas toda a vida é muito difícil, por isso devemos ir sempre pelo discurso da verdade, pela frontalidade.»
«Liderança é ter deveres; deveres, deveres, deveres, e alguns, mas poucos, direitos. Se as lideranças não entenderem isto, acho que há um enorme equívoco.»
«Em todas as missões de alto risco, eu, como líder, tenho de estar no terreno; é esse o papel do líder, se manda pessoas que trabalham consigo para a linha da frente, ele próprio tem de estar na linha da frente, para partilhar com elas os riscos inerentes ao projecto ou à missão.»
Quatro exemplos da liderança de Fernando Nobre. Mas o melhor mesmo é ler a entrevista.
.

Sem comentários: