domingo, 10 de janeiro de 2010

Primeiras respostas

Coloco a seguir as respostas que dei às primeiras perguntas colocados no «formspring», aqui.
.
Diga três dos seus escritores preferidos?
Esta é fácil. Santiago Gamboa, Javier Cercas e Roberto Ampuero. Mas há uns bons anos teria certamente respondido Gabriel García Márquez, Mario Vargas Llosa e Camilo José Cela.
Que livro anda a ler? (Luísa Duarte)
«A Ignorância do Sangue», de Robert Wilson (o quarto e último volume da saga do inspector sevilhano Javier Falcón).
Sérgio Figueira - Além de escritor, sei que também é jornalista. Quem foi a primeira pessoa que entrevistou?
Um antigo presidente do Sporting chamado José Sousa Cintra.
Acha mesmo que o presidente do seu clube é «incompetente» e «desleixado», como tem escrito no seu blog?
Pelo que tenho visto desde que foi eleito, acho que é.
Quem é o narrador do romance UMA NOITE COM O FOGO?
A mesma pessoa que o escreveu, e a mesma pessoa que viveu os acontecimentos, há meia dúzia de anos.
O que sente quando falam mal dos seus livros?
Depende de quem fala; nuns casos fico triste, noutros estou-me nas tintas, noutros até fico contente.
Tem algum tique literário que se note mais? JAP
Talvez eu não seja a pessoa mais indicada para responder, de qualquer maneira arrisco a dizer que é usar a expressão «na volta».
Alguma escritora o inspira, ou só lê autores?
Se pensar em quem escreveu os livros que mais recordo, encontro mais homens do que mulheres. Mas há muitas mulheres: Elly Welt, Lídia Jorge, Clara Pinto Correia, Alícia Giménez Bartlett ou Maria Antonieta Preto, por exemplo.
.

Sem comentários: