quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Um caso muito sério

É mesmo um caso muito sério. O Sporting por estes tempos. Escrevo isto depois do jogo com o Setúbal e já em dia de novo jogo, e complicado, em Guimarães. Mas o jogo com o Setúbal… Sporting 2 (João Moutinho, Purovic), Setúbal 2. Percebeu-se logo de início que as coisas não iriam correr bem; a confirmar até alguns sinais que vêm sendo dados de outros jogos. O Sporting, neste momento, tem inúmeros problemas na equipa e, digamos assim, nos arredores. As coisas são bem mais graves do que no ano passado. Mas o principal problema parece ser alguma incapacidade de Paulo Bento para ver esses problemas. Eu não encontro explicação para essa incapacidade… Só mesmo se for uma limitação ao nível do quociente de inteligência (QI) para não conseguir ver no que se estava a meter com a equipa que entrou com o Setúbal, por exemplo; espero que não seja, e que o QI seja elevadíssimo. Purovic (inacreditavelmente marcou um golo, e hoje se calhar inacreditavelmente pode até ser que marque mais), Purovic, dizia, deverá ser considerado um jogador de futebol? Tirando a altura e por isso algum lance que ganhe de cabeça, o que esperar dele ao metê-lo numa equipa (e num plantel)? Um passe como o que fez para Liedson na Amadora, no primeiro golo (dificuldade menos 200)… E Farnerud? Não será jogar com menos um metê-lo entre os tituares? E depois, a dupla de centrais… Juntar Polga ao jogador dos livros de cowboys não poderá resultar numa mistura explosiva? (veja-se o primeiro golo do Setúbal, com Polga de longe a observar e Gladstone de perto também a observar; e o penalty que o árbitro perdoou naquela entrada maluca de Gladstone, ao estilo de Polga, sobre um jogador do Setúbal…) Paulo Bento não vê isto e outras coisas, e eu não consigo perceber a razão para não ver. QI? Será? Ou será uma coisa passageira esta incapacidade para ver o óbvio.
Temos no Sporting um treinador com capacidade de liderança, com personalidade, sem medo de apostar nos jovens, mas depois não vê coisas óbvias. A juntar a isto, mais coisas que na volta ele até vê mas não saberá bem como resolver: o guarda-redes, afinal, pode ser um problema (Ricardo II), Izmailov até é bom mas não se compara a Nani e a equipa ressente-se disso, Vukcevic também tem algum valor mas a maior parte das vezes é desastrado… E mais uns pozinhos para compor o cenário preocupante.
Receio que a época possa estar comprometida. Responsabilidades? Pedir a quem? Aos gestores? E eles quererão saber disso? Falharam redondamente (em futebol talvez seja o adjectivo adequado) nas contratações, mas talvez isso fosse de esperar, se até nas sucessivas «contratações» de relva têm falhado. Só que não deviam falhar, pelas condições (salários) que imagino devem ter (a julgar pelo que se falou sobre o salário de Rui Meireles, pode-se facilmente imaginar).

1 comentário:

CLeone disse...

um bocado cruel com os reforços, creio que o problema está na confusão táctica do meio campo e em escolhas parvas, mas de acordo no geral